sexta-feira, 2 de abril de 2010

SÍMBOLOS MAÇÔNICOS







ESQUADRO: Significa a retidão, limitada por duas linhas: uma horizontal que representa a trajetória a percorrer na Terra, ou seja, o determinismo, o destino; e a outra vertical, o caminho para cima, dirigindo-se ao cosmo, ao universo, ao infinito, a Deus. COMPASSO: Traça círculos e, abrindo e fechando, delimita espaços. Representa o senso da medida das coisas. Significa a medida das coisas. A LETRA G: Vem de God, "Deus" em inglês, sigla para GAU ou GADU, Grande Arquiteto do Universo.






PIRÂMIDE COM O OLHO QUE TUDO VÊ: A pirâmide remete à suposta origem da maçonaria entre arquitetos do Egito antigo. O olho representa o Deus onisciente e onipresente, que tudo vê. A frase "NOVUS ORDO SECLORUM" significa a "Nova Ordem dos Séculos".






 
PENTAGRAMA: Representação de um homem de pé com as pernas abertas e os braços esticados: indica o ser humano e a sua necessidade de ascensão.






NÍVEL: Representa a igualdade. Todos os homens devem ser nivelados no mesmo plano.





 
PRUMO: Indica que o maçom deve ser reto no julgamento, sem se deixar dominar pelo interesse, nem pela afeição.





 
COLUNAS E PISO XADREZ: As três colunas significam: 1) O lado masculino, a força. 2) O lado feminino, a beleza. 3) A sabedoria. O piso xadrez representa o dualismo.






ESPADA: É o símbolo da igualdade, da justiça e da honra. Corresponde à consciência e à presença divina na construção do templo.





 AVENTAL: Usado por todos os maçons durante as sessões, o avental representa a pureza, a inocência.






 SOL: É a fonte de vida, a positividade da existência do homem.





 CINZEL: Sugere o trabalho inteligente. Instrumento manejado pelo aprendiz com a mão esquerda. Como o cinzel é uma ferramenta que exige a participação de outra (o malho), representa a inteligência humana, que isolada nada constrói.


Fonte: Revista Defesa da Fé número 49. Edição out/2002. p.53


Dúvidas e esclarecimentos escreva para: anti-heresias@hotmail.com
Direito de resposta: coloque abaixo seu comentário e aguarde a liberação do moderador do blog.

Nenhum comentário: