sexta-feira, 31 de outubro de 2008

DECLARAÇÃO DOS REFORMADORES

















Uma análise contextualizada com a época.
Em memória ao dia 31/10/1517.

SOLA SCRIPTURA (somente a Escritura – a Bíblia)
Diferente da Igreja de Roma, a Igreja Reformada só aceita a Bíblia Sagrada como Palavra de Deus (1). Única regra de fé e prática do cristão (2). Os dogmas e as tradições da Igreja de Roma NÃO SÃO Palavras de Deus.

SOLUS CHRISTUS (somente Cristo)
Diferente da Igreja de Roma, a Igreja Reformada só eleva as suas orações ao Pai em nome de Jesus. Pois foi assim que ele nos ensinou (3). Somente Cristo pode interceder pela humanidade (4). E somente Cristo pode salvar o pecador (5). O sacrifício de Jesus foi suficiente para nos purificar de todo pecado (6). Em Cristo toda oferta pelo pecado é dispensada (7).

SOLA GRATIA (somente a graça)
Diferente da Igreja de Roma, a Igreja Reformada não acredita que o homem seja salvo por meio de suas obras, mas exclusivamente pela graça divina sobre sua vida, conforme nos ensina as santas Escrituras (8).

SOLA FIDE (somente a fé)
Diferente da Igreja de Roma, a Igreja Reformada crê que somente por meio da fé a humanidade conseguirá sair de sua condição de condenação (9). De nada vão adiantar obras, sacramentos ou penitências.

SOLI DEO CLORIA (só à Deus a glória)
Diferente da Igreja de Roma, a Igreja Reformada não reparte a glória divina com ninguém (10). A glória pertence exclusivamente a Deus (11), ele é o Deus da glória (12). Nosso culto se resume exclusivamente ao trino Deus e a mais ninguém (13). A Igreja Reformada dispensa a dulia (14) e a hiperdulia (15).

ÍNDICES:

sábado, 4 de outubro de 2008

IGREJAS EMERGENTES










Esse mais novo modismo, que se espalha no meio cristão mundial, chega ao Brasil e vem com um pacote cheio de novas doutrinas, são elas: teologia narrativa, teologia quântica, ortodoxia generosa, universalismo e teísmo aberto.

Talvez você não ouse falar de nenhuma delas ou se ouviu, não tem opinião formada sobre o assunto ou não sabe bem o que é ou não é assunto do seu interesse. O fato é que elas estão se tornando populares em nosso país e vem se alastrando sutilmente pelas Igrejas cristãs.

O QUE É IGREJA EMERGENTE?